Aluguel sem fiador! Conheça as garantias locatícias mais usadas no mercado imobiliário

Alugando sem fiador! Conheça as opções de garantias locatícias e as vantagens e desvantagens de cada uma delas

Fiador é coisa do passado! Você não precisa mais passar pelo constrangimento de pedir um parente ou amigo para te ajudar a alugar um imóvel! Nesse texto você vai conhecer as duas garantias locatícias mais utilizadas no mercado, entender como elas funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma. Vamos lá?

Hoje o mercado oferece soluções que agilizam e dão mais segurança para a locação de imóveis! A exigência de fiadores e aquelas várias fichas e documentos deram lugar a produtos que deixam o processo de alugar um imóvel mais rápido, seguro e menos burocrático. Melhor para inquilinos e para proprietários.

As Garantias Locatícias mais seguras para proprietários e inquilinos

Mas você sabe quais as garantias locatícias mais utilizadas hoje? Conhece as vantagens de cada uma para tomar a melhor decisão? Estamos aqui para esclarecer tudo sobre o Seguro Fiança e o Título de Capitalização e contar como funciona cada uma dessas garantias que dispensam a figura do fiador.

Seguro Fiança

A primeira e mais acessível é o Seguro Fiança! Como o próprio nome sugere, é um seguro e funciona mais ou menos como aqueles que fazemos para o carro, por exemplo.

Como funciona? 

Você paga um valor mensal, junto com o aluguel. Essa modalidade de garantia locatícia ficou tão popular que o mercado oferece várias opções e estão cada vez mais interessantes para os locatários e locadores. A renovação é anual e geralmente o valor é um percentual do aluguel. Em caso de sinistro, quando o seguro for acionado, é feita a cobrança dos valores que estão em atraso. Não havendo acordo, a seguradora inicia o processo de indenização dos aluguéis e encargos ao proprietário, ao mesmo tempo que toma as providências para devolução do imóvel e recebimento dos valores gastos com a indenização.

Hoje temos Seguro Fiança a partir de 9% do valor do aluguel! Vale muito a pena e você ainda conta, dependendo do plano, com alguns serviços de emergência como chaveiros, eletricistas, bombeiros, etc…

Vantagens: você não precisa ter uma reserva financeira para optar pelo Seguro Fiança. Ele cobre os custos principais da locação e o valor é muito acessível, além de ser fácil e rápida a contratação do serviço.

Desvantagens: não há nenhum tipo de reembolso do valor pago pelo seguro no final do contrato, seguindo o exemplo de qualquer outro tipo de seguro.

Título de Capitalização

Esse tipo de garantia locatícia está no mercado há muitos anos e mantém muitos adeptos.

Como funciona?

Para contratar um título de capitalização, você vai precisar de um valor inicial que será dado como garantia pelo seu contrato. Esse valor varia de acordo com o imóvel, sendo a partir de 12 vezes o valor do aluguel. A renovação é automática e no final do contrato de locação, você recebe o valor de volta com correção monetária.

Em caso de inadimplência, o proprietário beneficiário do título, através de sua administradora, poderá solicitar o resgate parcial ou total para pagamento dos débitos até a desocupação do imóvel, seja ela amigável ou judicial. Caso o valor do título seja insuficiente, o locador seguirá com as cobranças extrajudiciais e/ou judiciais a depender do caso. Na hipótese do valor do título ser maior que o débito final, o locatário titular receberá o valor remanescente.

Vantagens: funciona como um investimento do tipo conservador. Se não houver nenhum sinistro durante o contrato de locação, o valor pago pelo título de capitalização volta para você corrigido após a entrega do imóvel. A cobertura também inclui todas as despesas que são de responsabilidade do inquilino.

Desvantagens: é necessário dispor de uma reserva financeira para contratação do Título de Capitalização.

Aluguel sem fiador é mais seguro e prático

Lembrando que, durante o contrato de locação, você pode solicitar a troca da garantia locatícia para aquela que for mais conveniente para você naquele momento.

O processo de locação de imóvel está cada dia mais simples e sem burocracia, com produtos que facilitam a vida de todas as partes envolvidas. Locatários, proprietários e imobiliárias ganham com a agilidade e segurança das garantias locatícias que não mais dependem de fiador e um mundo de documentos com firma reconhecida. É inovação a favor da experiência de alugar um imóvel!

 

2 thoughts to “Alugando sem fiador! Conheça as opções de garantias locatícias e as vantagens e desvantagens de cada uma delas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 17 =